Fornos de Cal

Meados do século XIX

Esses fornos são uma atração turística que mistura cultura e história, ficam localizados na área da Cia. Melhoramentos de Papel e Celulose.
O acesso é restrito e só é feito através de programas como: Sábado nos Fornos e Redescobrindo Caieiras na prefeitura.
Os fornos encontram-se hoje desativados, mas estão quase intactos como marcos imperecíveis ao longo dos tempos, cuja imagem se encontra gravado no brasão da cidade. Local onde o coronel Antônio Proost Rodovalho, homem forte do comércio e da agricultura paulista, adquiriu grande área para realizar produção de cal em meados do século XIX. Esses fornos serviram de inspiração para o nome da localidade, Caieiras.

História
Proost Rodovalho adquiriu umas terras ao longo do rio Juquery-Guaçu, próximo de onde é hoje o munícipio de Caieiras aproximadamente em 1980 no século passado. A principio a idéia era usar as terras para pecuéria. em determinado momento com suas andanças pelas terras, descobriu existência de minerais ricos em carbonato de cálcio, próprios para produção de cal. na época esse produto tinha enorme valor comercial. No local de depósito desse material surgiu o bairro  “Bom Sucesso”.